31 de agosto de 2008

Blogday


A ordem é indicar cinco blogs interessantes na opinião de cada blogueiro. Pois bem, foi difícil, pois tenho uma infinda lista. mas aqui os que mais me divertem, me informam, me inspiram e emocionam:

Toxel - excelente referência em design.

Para Francisco - linda homenagem de uma mãe a seu filho que, de uma certa forma, dá-lhe a oportunidade de conhecer o pai que se foi antes de o bb nascer.

Hoje Vou Assim - a mesma mãe acima, tem estilo e todo dia ela arrasa na vestimenta. Fotografa o visual todos os dias antes de ir ao trabalho. Lindas roupas, muito estilo essa mulher.

Os Piores Briefings do Mundo - quem nunca sofreu com um algum (ANTA)endimento. Quem nunca foi mal "brifado" pela criatura que não sabe que vetor não se faz no Photoshop e que pra web não precisa mandar o material pra gráfica? rs

Faz Caber - sabe quando um texto excede o espaço da página? Pois é, o pessoal dos bastidores do processo de produção da revista Época traz dicas e assuntos interessantes do mundo editorial.

Bon apetit

27 de agosto de 2008

Dicas de Links: Criação e presença online

Eu, sinceramente, acredito que o estudo constante nos torna melhores profissionais. A popularização da internet, as novas tecnologias disponíveis e acessíveis, além da educação, transformaram os meios digitais essenciais nos planos de comunicação das agências e estúdios de Criação ou Design.

Minha humilde contribuição para quem tem interesse no mundo digital: seguem alguns links de arquivos que li esses dias e que considero relevantes para entender melhor por que fazer, o que fazer e como fazer (ao menos comocomeçar a entender):

25 de agosto de 2008

Tapete de Havaianas. Welcome!

Eu fico sem palavras diante de uma coisa dessas. Olha que linda essa edição limitada de tapete de "Bem-Vindo" que foram produzidos e distribuídos com a fôrma das Havaianas:


Ao sair para "saracutear" durante o dia, a pessoa simplesmente enfia o pé no "cabresto" e arranca o chinelo do tapetinho. Quando voltar é só encaixar no lugarzinho e o tapete fica inteirinho! Lindinho!


O tapete de Havaianas é impermeável e resiste ao tempo, podendo assim ser mantido dentro ou fora de casa. Mas é lógico que eu não iria querer ninguém usufruindo dessa maravilha por aí, além de mim!

Quero um!


Criação da BBDO, Nova Iorque.

19 de agosto de 2008

Concurso de fotografia Revele o Brás


O projeto Abrace o Brás, criado pela Klabin Segall, ganha mais uma iniciativa de valorização da região, o concurso de fotografia “Revele o Brás”.

O concurso é 0800 e democrático: aberto à participação popular e fotógrafos profissionais que têm em comum o carinho pela região do Brás. “Acreditamos que este concurso vai colaborar para valorizar mais a região do Brás e, ainda, revelar novos talentos da fotografia”, declara Silvio Chaimovitz, diretor de incorporação da Klabin Segall.

O envio de material deve ser feito pelo site abraceobras.com.br até o dia 31 de agosto. No site todo mundo ainda pode votar na melhor foto que represente o Brás.

Serão escolhidos 3 vencedores: o primeiro lugar leva uma câmera profissional e uma assinatura da revista Fotografe Melhor; o segundo colocado leva um Macbook, da Apple, e o terceiro um notebook.

Quando? envio de trabalhos até o dia 31 de agosto
Quanto? grátis+ informações: abraceobras.com.br


18 de agosto de 2008

Kaiser lança embalagem comemorativa para Teresina

Olha que coisa linda de Deus: notícias de ações de Marketing para a minha cidade linda e calorenta!

A Kaiser lançou uma embalagem temática para comemorar o aniversário da minha cidade, Teresina, capital do Piauí (para quem faltou a aula de geografia).

Dia 16 de agosto, Terehell completou 156 anos e a FEMSA Cerveja Brasil criou uma lata que dá destaque a ponte João Luiz Ferreira, um dos principais pontos turísticos da região.

"Estamos honrados em participar dessa homenagem tão especial para Teresina. A embalagem temática foi desenvolvida para presentear a cidade em agradecimento e retribuição à preferência que muitos dos consumidores locais têm em relação à marca Kaiser.", comenta Riccardo Morici, diretor de marketing da Femsa Cerveja Brasil.

A nova embalagem poderá ser encontrada em supermercados, bares e restaurantes.

Alguém de Tererê pode fazer o favor de mandar uma pra mim?

Fonte: Mundo do Marketing

Dicas de links: o bom Design

Aqui declaro inaugurada a sessão de dicas de links bacanas (ou não) que vou compartilhar com vocês, crianças. rs

Pra começar, adoro o iMasters. É uma fonte rica de informações úteis e confiáveis e abaixo listei alguns dos artigos que considero especiais para quem desenvolve e sabe que precisa de um pouco de teoria para melhorar a prática:

Retrato






Agência: F/Nazca Saatchi & Saatchi
Anunciante: Nike
Produto: Just do it


Direção de arte impecável, redação forte e idéia bacana de querer mostrar personalidade de cada atleta, mas não consegui ser tomada por esse espírito olímpico brasileiro que a Nike quis passar... Infelizmente, o Brasil não convence mesmo em Olimpíada...

Mas, mesmo com tudo isso, trocaria os meninos do futebol pelas meninas, que são mais raçudas, mais espiritualmente envolvidas com a causa e não com o bolso.

Não desmerecendo o esforço dos atletas de outras modalidades, e sim levantando uma questão: porque será que o país não acredita no esporte como a China, Os EUA? Porque só o futebol, ein? (diga-se de passagem o masculino)

Nossos atletas são um exemplo de superação. De superação da falta de apoio maior e ainda assim conseguirem chegar lá.

16 de agosto de 2008

Meleca que limpa teclado

Minha nossa! Muito Tabajara, mas útil deveras!

Sem palavras para essa invenção genial. Aliás, na verdade, lembro de brincar com isso quando eu era criança. Aquelas melecas de potinho agora tem uma utilidade real!

Apenas um Lorem Ipsum para expressar a emoção. Veja isso:


Meleca em ação

Veja o vídeo aqui. (Desconsidera a tosquice das imagens e concentra na função. rs rs rs)

P.S.: Não use a meleca de pote dos seus filhos/sobrinhos/vizinhos. Essa aí em cima é própria pra isso! Hum...

Dica via Twitter!

15 de agosto de 2008

Três porquinhos por mim, por ti e por todos!

Primeiro vamos saber o que diabos é isso. El Ojo de Iberoamérica é um festival com um perfil claramente centrado na criatividade, a inovação e a busca de novos e diferentes olhares sobre a publicidade, a comunicação, o marketing e o entretenimento, que reúne aos melhores profissionais da região e do mundo, convertendo-se num lugar único de intercâmbio de idéias, experiências, projetos.

El Ojo também é uma praça para o encontro, debate e geração de negócios ao nível local e internacional, um lugar para ser visto e ser encontrado; e, sem dúvidas, um espaço muito especial para reconhecer e premiar com El Ojo de Iberoamérica aos melhores da indústria, àqueles que dia a dia se esforçam para que nossa região esteja melhor, e logicamente, também aos seus próprios trabalhos.

Tive a oportunidade de ir ao evento que teve aqui no Brasil, na Escola Panamericana de Design, em Sampa, e foi muito legal! Esse ano o evento vai ser na Argentina e essa semana vi no site a campanha "Várias Culturas. Várias Maneiras de Contar uma História" , que chama os visitantes a criarem suas próprias versões para a história dos 3 porquinhos (Eu vou fazer a minha e enviar!).

Os vídeos já enviados por alguns brasileiros trazem versões de variadas e extravagantes personalidades, como o Silvio Santos, Fidel e ainda umas hilárias como a do Arnaldo Antunes fake. Até o Vítor Fasano do Twitter conta sua versão!

Se liga no site, os livros se referem aos países e localidades que enviaram suas versões! É muito bacana!

Vale a pena dar uma conferida!

Livro gigante é atração na Bienal de São Paulo

Exemplar de "O Pequeno Príncipe" tem 2 metros de altura por 3 m de largura e está na 20ª Bienal do Livro. Feira vai até o dia 24 e tem espaço dedicado ao público infanto-juvenil.


Coisa linda de Deus!Eu vou lá folhear o bichin. Vamo?

O exemplar gigante foi exposto em um dos corredores do Pavilhão do Anhembi, em Santana, Zona Norte, onde ocorre a feira de livros. No mesmo estande, há dois painéis bem grandes, com jogos de caça-palavras e palavras cruzadas para os freqüentadores se divertirem.

Veja no G1 a matéria!

Por que Obama cativa os jovens?

Transcrição, na íntegra, da matéria publicada na M&M Online sobre a construção e os efeitos da "marca" 'Obama Presidente dos EUA'. Vale a pena ler e se referenciar com o case Obama

Matéria do AdAge analisa os esforços da campanha do candidato democrata à presidência dos Estados Unidos e o porquê de ele ter tanto apelo junto à nova geração de eleitores

Os Baby Boomers (nascidos nos anos posteriores à Segunda Guerra Mundial) e a Geração X (nascida entre os anos 60 e o final dos 70) declararam há muito tempo a morte do marketing de massa. Vivemos num mundo em que a mídia é fragmentada e em que os consumidores têm a possibilidade de identificar e bloquear uma mensagem publicitária de longe. Mas o que eles não imaginavam é que as marcas escolhidas pela nova geração (os chamados Millennials) fizeram desta década uma Era de Ouro para aqueles que sabem exatamente o que estão fazendo. E quando isso se reflete no marketing, a campanha de Barack Obama sabe o que está fazendo.



O gerenciamento da marca Obama, sem precedentes na história política norte-americana, mostra um perfeito entendimento do que é essencial para conquistar os jovens eleitores.

Foi lançado recentemente um aplicativo para o iPhone 3G - este, aliás, o mais novo sucesso de um anunciante para a massa jovem - o 'Contagem regressiva para a mudança', um calendário de Obama que conta os segundos para o dia das eleições. Mas, afinal, qual é o apelo disso para os menores de 30 anos?

Na realidade, o voto jovem tradicionalmente busca os democratas, mas a diferença neste ano é que Obama tem de fato motivado novos pontos de vista. O seu sucesso, aparentemente, é resultado do produto e da marca por trás disso. As qualidades que ele projeta, como a áurea legal e despregada, os valores como esperança e unidade, as multidões que o acompanham - são a essência do apelo para os jovens.

'Os Millenials querem alguém esperto, engraçado e com atitude diferenciada', analisa Allison Mooney, que conduz a divisão de negócios para mais jovens da Fleishman-Hillard's. Os momentos ocasionais de Obama, como quando ele desmentiu a comparação recente que McCain fez dele com Paris Hilton - 'Este é o melhor que você pode fazer?', disse o democrata - mostram que ele entende isso.

Neil Howe - co-autor dos livros "Generations" (1991) e "Millennials Rising" (2001), que tentam explicar essa geração - disse que Obama tem um 'ar legal, e uma formalidade leve. Ele nunca perde seu temperamento'.

Andrew Romano, da Newsweek, escreveu que 'Obama é o primeiro candidato à presidência que está sendo vendido como uma marca para os consumidores'. O logotipo da campanha, um sol nascente, ecoa a iconografia de Pepsi, AT&T e Apple.

O guru do design Michael Bierut disse a Romano que o logotipo utiliza a tipologia Gotham (muito americana e comunicativa, segundo ele). Isso, aliado à identidade visual da campanha no online fazem de Obama o primeiro candidato com 'uma estratégia 360 graus coerente de cabo a rabo'.



A embalagem de Obama pode fazer as gerações mais velhas desconfiarem. Eles podem pensar a si próprios como imunes ao marketing de massa. Mas isso não é nenhum problema para os Millenials, que Neil Howe enxerga como pessoas adversas aos caos e à imprevisibilidade e são 'muito confortáveis com uma marca descolada e que cause pouca agitação'.

De acordo com Howe, a Geração X precisa de marketing de nicho. 'Se muitas pessoas gostam de algo, automaticamente isso não é legal'. Mas, por outro lado, as experiências de marcas com massas, de iPod a Harry Potter, são apelos fortes para os Millenials, que têm mostrado ser uma geração mais sociável que seus predecessores.

Ao mesmo tempo em que críticos encaram o gosto de Obama por multidões como arrogância, Howe diz que isso é normal para os Millenials: 'eles são mais civicamente conectados e encontram força nos números'.

De acordo com Mooney, da Fleishman-Hillard's, a campanha de Obama ao redor das redes sociais, com o site my.barackobama.com é otimizado pelo apelo dos mais jovens. Para esta geração, o pronome a ser conjugado é 'meu', num nível mais pessoal.

O site mostra que a campanha de Obama fez a mudança do CRM (Gerencia de Relacionamento com Consumidores) para CMR (Relação de consumidor que gerencia) melhor do que qualquer anunciante, de acordo com Mooney. 'Os jovens querem estar no controle de suas relações com a marca. Eles querem customizar, personalizar, como eles fazem no iTunes, MobileMe e YouLocate. O site da campanha permite isso com a utilização de centros de discussão, upload de fotos e outros elementos interativos'.



Claro, a maioria dos jovens não entrará na rede social de Obama. Mas, como no caso de marcas comerciais, aqueles que o fizerem serão 'embaixadores da marca'.

Os Baby Boomers e as pessoas da Geração X talvez tenham que assumir que a juventude de hoje é tão anti-marketing como eles foram um dia; mas eles acham que a adoção maciça dos Millenials pela marca Obama pode confundi-los ou aliená-los. Um exemplo deste choque está no caso de um vídeo viral no qual personalidades como o vocalista do Black-Eyed Peas e a atriz Scarlett Johansson cantam frases de um discurso de Obama. Ele teve uma resposta, na qual acusa-se Obama de estar 'construindo uma religião', por meio de uma música da banda Cake, que é essencialmente um fenômeno da Geração X.

Mas tudo isso não significa dizer que falte apelo a Obama entre os eleitores acima de 25 anos. E os Boomers podem encontrar em Obama reminiscências do apoio jovem que eles vivenciaram na pele nos anos 60.

Howe acredita que o apelo de Obama entre os mais velhos está baseada numa imagem antiga sobre o que o Partido Democrata representa - concordando com o candidato em questões que vão desde o Iraque até o meio-ambiente. Ou seja, eles apóiam Obama apesar de sua campanha de branding.

Por causa do baixo número de eleitores jovens, estrategistas questionam a ênfase de Obama neles. Mas o candidato pode ter mais sucesso trazendo novos eleitores para o pleito do que em converter eleitores indecisos. Citando pesquisas com número crescente de jovens eleitores propensos a votar, o analista do Washington Post E.J. Dionne acredita que eles podem decidir a eleição para Obama.

Do AdAge.

13 de agosto de 2008

Competição Olímpica... de Design!

Os Jogos Olímpicos modernos tornaram-se muito mais como uma competição mundial entre atletas. Designers e Arquitetos dão o sangue para fazer o melhor e superar récordes de bom gosto e usabilidade.

A cada Olimpíada é criada uma nova identidade que sintetize a personalidade e cultura do país sede. O mais importante de tudo: o design da tocha Olímpica, que têm que caracterizar e sintetizar em sua forma a tradição local, os valores e o caráter nacional.



Aqui você pode conferir uma animação muito bacana do NY Times com uma breve cronologia da história da tocha olímpica a partir de 1936 aos dias de hoje.

Dica: Casa do Galo

8 de agosto de 2008

Jogo dos sete erros

Quem não conhece o bom e velho jogo dos sete erros que vem em revistas de mulherzinhas e palavras cruzadas?

A Fracta soube usar esse repertório para criar o anúncio para a marca Chilli Beans, rede brasileira especializada em óculos escuros.

Clica na imagem e dá uma sacada no que os caras fizeram



De um cenário kitsch e poluído, surgem situações típicas do jogo que desafiam os leitores. Quem desvendar os sete erros e levar o anúncio até uma loja Chilli Beans ganha um brinde da marca.

Galerinha, fiquem atentos, pois a peça será veiculada na seção “Veja Essa”, da revista Veja, nas edições dos dias 09 de agosto e 06 de setembro (edição de aniversário).

Fonte: CCSP

7 de agosto de 2008

Meia Amazônia Não

Conhece a campanha Meia Amazônia Não, em prol da preservação da floresta amazônica, que a AlmapBBDO fez para o Greenpeace?

É uma boa campanha, não exatamente pelos anúncios, que apesar da direção de arte ser impecável, a idéia é meio batida e já foi usada a um tempo atrás com a mesma finalidade de proteger a floresta. O que está legal mesmo é o site.


Anúncio arara


Anúncio índio


Anúncio macaco

Nele você se cadastra, o que configura sua assinatura, e sua folha, incialmente, aparece sem folhas. À medida que você indica pessoas a assinar a petição, seu perfil floresce. Cada folhinha corresponde a um amigo indicado.


O site!

Ainda existem níveis: as folhas sequinhas correspondem a quem não assinou e não divulgou; as que aparecem amarelinhas são pessoas que assinaram, mas não divulgaram; e as verdinhas são de pessoas que assinaram eespalharam a história.

É tão legal que só indo lá assinar e ver acontecer. É lindo!

6 de agosto de 2008

Redes Sociais: A Nova Mídia é o Consumidor



Acabei de receber uma newsletter do Seminário Info com o tema Redes Sociais: A Nova Mídia é o Consumidor, evento realizado pela Editora Abril.

A proposta é mostrar que asnovas mídias estão relacionadas diretamente com a experiência do usuário (diga-se pessoas de verdade) e nos mostrar como aproveitar essa oportunidade usando Orkut, Youtube, MSN, FaceBook, Twitter, blogs, dentre tantas e tantas outras que conhecemos (e desconhecemos)! os palestrantes são os melhores. Dei uma conferida lá e tá bem legal a programação.

"Em vez de ignorar, use o poder das redes sociais e da blogosfera para alavancar marcas e empresas. É lá que os consumidores estão, na mais perfeita expressão da cauda longa. (...) Decifre já as oportunidades de marketing, relacionamento com os consumidores e monitoramento de reputação que as redes sociais oferecem. (...)".
Tá lá. Escrito.

Enfim, é isso. Quem estiver a fim de se atualizar, acho que esse evento vai ser bom, ein!Eu tô a fim de ir demais!

O sáiti é esse!
Data: 18 de Agosto de 2008 - Horário 9h às 18h
Local: Av. Roque Petroni Jr., 1000 - Brooklin - São Paulo - SP

2 de agosto de 2008

Lista de desejos - parte 1

A propósito, eu quero isso pra mim:
Eu quero esse treco pra mim
V10 Projector, o menor projetor do mundo que brevemente será lançado pela Mint Wireless. Coisa de nerd!

Via MeioBit

Tanta informação me deixa desinformada

Os meus 9498577654 de leitores estão sentindo a minha falta? tsc tsc tsc



Pois é gentes... estou meio ausente devido à falta de tempo (to fazendo uma campanha política praticamente sola) e de entusiamo para muitas coisas, dentre elas sentar na frente do computador, fora do meu horário de trabalho, buscando informação; repassando informação; e inventando a informação; e expressando a informação; e buscando a informação de novo porque o que foi dito a 2 h atrás já é informação velha demais pra ser (re)transmitida...



Estou tão cansada de tanta informação nova (que fica velha em 3 segundos) que acho que tô ficando deprimida.



Tanta informação massacra o ser humano, sabia?

Tem muito projeto de blogger por aí que, a essas horas, estão com olho de peixe na frente dos suas máquinas procurando algo inédito para postar.



Ainda tem aquelas pessoas ávidas por mais e mais informação que estão derrubando o Google Reader atrás de mais informação de várias fontes diferentes por achar que quanto mais informação tiver, mais por dentro de tudo vai ficar, mas no fundo está se sentindo desinformado porque não consegue absorver tudo; e ler tudo; e assimilar tudo e - ah!!!!!! - fazer tudo.



Sabe o que acontece com esse povo? deixa de ver o Sol nascer e se pôr; de ver um pato nadando no lago do parque (descobri o parque da Aclimação no meu horário de almoço. Vou lá e fico vendo as coisas lindas da vida de vez em quando, inclusive os patinhos nandando no lago); senta na barriga; deixa de ter um relacionamento real com pessoas reais, o que é muito mais gostoso.



O que quero dizer com isso é que tudo tem que ter medida, limite e seu lugar. Tudo isso é uma questão de equilíbrio e por isso que tô meio ausente, porque estou buscando esse equilíbrio fora desse mundo cibernético que é comprovadamente tão depressivo quanto mágico.



Por isso, dou-lhes um conselho: no fim de semana, desencana disso aqui e vá viver uma vida real. Vá tomar água de torneira e depois a gente conversa sobre informação. Existe vida atrás do monitor, sabia? rs rs rs



A propósito, se quiser contar quantas vezes escrevi a palavra informação e colocar no comentário, fique à vonts. rs rs rs (brincaderinha sem vergonha). tsc tsc tsc