10 de julho de 2008

Para os sedentos por atitude

Para quem não sabe, o oeste da China tem uma grande região seca e árida. Porém, como aqui mesmo pertinho de nós, não há nenhuma ajuda significativa para as famílias que têm que conviver com a escassez de água, e não é da cultura chinesa atitudes de caridade.

Com este briefing, a McCann HealthCare Shanghai, China criou uma campanha, no mínimo, criativa para chamar a atenção das pessoas, indicando que precisavam doar dinheiro em prol da construção de tanques de água nas regiões secas, a fim de melhorar as condições de vida do povo sofrido que mora na região.

Mantendo os princípios da física e da criatividade, a urna de arrecadação de donativos diz tudo sobre a causa:



Cada vez que uma moeda é inserida, o nível da água aumenta e quando é arrecadado uma quantidade suficiente de moedas, a água começa a transbordar pelo tubo e cai na boca do homenzinho, sedento.

Essa mecânica chama a atenção do público e o desafia a matar a curiosodade. "Pagar para ver". Essa é a expressão que reflete a participação do doador que se envolve na Causa e vê a "dádiva" acontecer ali, na sua frente. Não tem como não se comover, ou, no mínimo, se surpreeder com tamanha criatividade.

As urnas foram distribuídas em grandes áreas públicas (restaurantes, shopping centers, edifícios, praças e parques).

Simplesmente fantástica a idéia. Quem dera alguém tivesse a inciciativa de fazer esse tipo de ação para ajudar os que sofrem no semi árido nordestino brasileiro (minha terrinha maravilhosa...). Diga-se de passagem, nós temos a cultura de atitudes solidárias e de caridade, mas também não temos apoio de inciativas privadas significativas. Estamos melhores ou piores que os chineses do oeste?

Nenhum comentário: