29 de maio de 2008

Desordem pela ordem

Li um artigo de Washington Olivetto - Publicitário e criador de campanhas que entraram para a cultura popular desse país -publicado na revista Época em que enfatiza e alerta que todos nós, profissionais de comunicação, precisamos nos unir na revalorização das grandes idéias como ponto de partida do nosso negócio.

Muito bem colocado por ele, a preocupação hoje está na discussão se os jornais e revistas vão acabar, se a internet vai ser a mídia prioritária, se a TV aberta vai ser substituída pela digital, se as promoções são boas ou vulgarizantes, se os eventos são mais efetivos que a publicidade, se a comunicação deve ser direcionada ou 360 graus, se as agências devem ser full services ou hot shops, se os comissionamentos devem ser substituídos por fees, se a comunicação deve ser dentro ou fora da caixa, se o consumidor deve ser receptor ou produtor de conteúdo, se aquilo que era monólogo agora é definitivamente diálogo, enfim, discutem-se, basicamente, os meios e o negócio. Mas poucos se preocupam com a mensagem, que é o que garante a efetividade do negócio.

Todos querem saber qual mídia deve ser utilizada, mas poucos se preocupam com a idéia que vai aparecer nessa mídia.

Discute-se muito a forma, mas esquece-se que, seja qual for a mídia, o fundamental continuará sendo o conteúdo.

Leia o artigo aqui.

2 comentários:

SILVIO CÉSAR disse...

Parabéns pelo post. Me inspirou a escrever uma aproveitando esse texto muito bom do Olivetto. Obrigado!

Priscila disse...

Ge, depois veja o link do Tapiocaria... outro post inspirado no seu.

Bjs e já to com saudade d´ocê!!!